Parvovirose canina: uma doença grave, mas com cura
A parvovirose canina é uma doença altamente contagiosa que pode acometer cães de todas as idades, mas principalmente os filhotes. Causada pelo parvovírus, a doença atinge o intestino e a medula óssea do animal e tem uma alta taxa de letalidade.

Transmissão:
A transmissão da parvovirose ocorre através do contato direto com as fezes de um animal doente ou com objetos ou superfícies contaminados. O vírus é resistente e pode permanecer no ambiente por até dois anos.
Sintomas:
Os sintomas da parvovirose canina são comuns a outras patologias, como a cinomose. Por isso, é importante levar o animal ao médico veterinário o mais rápido possível para diagnóstico.
Os principais sintomas da parvovirose são:
- Perda de apetite
- Vômitos frequentes
- Diarreia com presença de sangue
- Febre
- Fraqueza
- Sonolência
- Desidratação
Tratamento:
O tratamento da parvovirose canina é feito com base no quadro clínico do animal. O primeiro passo é a internação do animal em ala de isolamento para evitar a propagação do vírus e monitorar o animal.
O tratamento inclui:
- Fluidoterapia e eletrólitos para reidratação
- Antibióticos para combater infecções secundárias
- Dieta especial para fortalecer o sistema digestivo
Prevenção:
A melhor forma de prevenir a parvovirose canina é a vacinação. A vacina múltipla, que protege contra várias doenças, é a recomendada para a prevenção da parvovirose.
A parvovirose canina é uma doença grave, mas tem cura. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de sobrevivência do animal.
Ficou alguma dúvida sobre Parvovirose? Entre em contato conosco!
O hospital popular da pet saúde atende na Tijuca, Barra da Tijuca e Del Castilho:
Agendar consulta